Já vai fazer um ano que parei de beber leite animal no meu dia a dia. Fiz essa opção por conta da péssima qualidade dos leites encontrados no mercado.
Pense nesse cenário: as vacas hoje em dia são "bombadas" de hormônios para que a produção de leite seja vertiginosamente aumentada. Com isso as suas tetas começam a arrastar no chão, gerando feridas. Feridas que ficam em contato com o estrume que está espalhado pelo chão, resultando em uma série de infecções. Para controlar essas infecções, são aplicadas doses maciças de anti-bióticos nesses animais. E tudo isso (hormônios, anti-bióticos, sem falar no stress do bicho!) é o que consumimos, e damos ao nossos filhos, diariamente.
Quando me dei conta disso, fiz uma mudança radical em minha relação com o leite animal.
Hoje faço leite com sementes oleaginosas: amêndoa, castanha do Pará, castanha de caju, avelã, macadâmia, nozes (mariposa e pecã), semente de abóbora... SEMPRE CRUAS!
As oleaginosas são uma excelente fonte de proteína e cada uma delas tem uma série de nutrientes diferentes entre si. O fato de variar a semente usada em cada leite faz com que se consiga um aporte nutricional muito vasto, enriquecendo a qualidade da alimentação.
Já os leite de cereais: arroz, aveia, cevada, milho, etc. eu não costumo consumir tanto pois são muito glicêmicos (elevam muito a taxa de açúcar do sangue) e menos proteicos.
Em relação ao cálcio, pode-se acrescentar algumas colheres de gergelim na preparação. (Gergelim, couve e algas são os alimentos que possuem mais cálcio em sua constituição).
Como fazer o leite:
- É importantíssimo deixar as sementes de molho em água filtrada por 8 horas (é o "acordar" dentro do princípio da germinação), pois isso faz com que os anti-nutrientes presentes em sua constituição sejam desprendidos na água e que o seu potencial nutricional seja todo reunido - a semente entende que está no solo, pronta para gerar vida.
- Passado o tempo do molho, é necessário jogar aquela água fora e enxaguar bem as sementes em água corrente.
- Coloque as castanhas no liquidificador com a água filtrada (a proporção é de 1 xícara de sementes para 4 xícaras de água - rende 1 litro!) e bata bem.
- Coe em um coador de voil (o mesmo do suco verde - é o ideal para fazer os leites, pois não deixa que o bagaço passe pela tramas).
- Armazene em geladeira, numa garrafa de vidro por até 2 dias.
Como esse leite é que faço a minha vitamina.
E também pães, bolos, purês e toda e qualquer receita que utilize leite dentre os seus ingredientes.
E a vitamina dessa manhã foi:
- 1 xíc. de leite de castanha do Pará;
- 1 col. sopa de chia hidratada por 8hs;
- 1 col. sopa de gojiberry hidratado por 40 minutos;
- 1 col. sopa de uva passa hidratada por 40 minutos;
- 1 col. sopa de nibs de cacau hidratado por 40 minutos;
- 1 banana prata;
- 1 col. café de canela;
- 1 col. café de óleo de coco;
- o conteúdo interno de 1 baga de cardamomo.
Em nome da praticidade, bato tudo isso no mixer e já levo a vitamina no próprio copo (que tem tampa) para ir tomando no caminho...
Vou variando os ingredientes a cada dia, mas a base é essa.
E esse (suco verde + vitamina) é o meu café da manhã diário.
Rico, saudável e extremamente saboroso!!!
Namaste. Saúde! _/\_
Oi Querida Marcela obrigada pelas dicas mas gostaria de saber por que a necessidade de deixar a chia de molho para depois fazer a vitamina. Chirles
ResponderExcluirChirles minha querida, o princípio é o mesmo da castanha...
ExcluirAfinal tanto a castanha quanto a chia são sementes e ambas precisam passar pelo processo do "acordar" da germinação para reunirem todas as suas potencialidades antes de consumirmos.
Fora isso, a chia é uma semente que puxa água para si. Se consumida seca, ela irá drenar líquidos dentro do seu estômago e intestino, dificultando o processo da digestão.
Bjo grande
Marcela, que interessante esse seu post sobre a chia eu não sabia, eu consumo muito seca. Obrigada!
ResponderExcluirNoeli
Imagina Noeli, minha querida!!!
ExcluirFico feliz em colaborar...
bjos
Má,
ResponderExcluirCostumo comprar castanhas do pará quebrada no mercado para fazer as barrinhas de cereal, por serem mais baratas... posso usar estas mesmas quebradas para fazer o leite tb, ou é melhor que estejam inteiras?
PS: Adorei saber da chia tb! :-)
Lu,
ExcluirSem problemas algum, afinal depois de ficarem de molho, elas serão liquidificadas mesmo...
Bjos
Ah, que bom!! :-) Obrigada!!
ResponderExcluir