Quando você pega uma receita de caldo caseiro, é natural ter uma certa "preguiça"... especialmente (na minha opinião) se for caldo de frango ou de carne. Parece sempre muito trabalhoso e demorado, não é?! Mas não é! - no caso do caldo de legumes, pois confesso que nunca fiz (e nem pretendo fazer) caldo de carne e de frango.
É simples, relativamente rápido, e extremamente gratificante! Fora o aroma delicioso que fica na casa... e o sabor especial que acrescenta aos pratos... Desde um simples arroz do dia a dia, até sopas e risotos, o caldo de legumes é algo para você ter sempre armazenado.
Nesse caldo da foto eu utilizei:
- 1 xíc. de cenouras;
- 1 xíc. de salsão;
- 1 xíc. de alho-poró;
- 1 abobrinha;
- 1 cebola;
- 1 dente de alho;
- 3 folhas de louro;
- 1 xíc. de talos (couve, brócolis, etc.);
- 3 litros de água.
Piquei os legumes (com casca - especialmente se orgânicos!) grosseiramente, e coloquei-os em uma panela grande, juntamente com a água. Após abrir fervura, abaixei o fogo e cozinhei por meia hora.
No caldo não vai sal nem azeite...
Depois disso é só coar.
E congelar.
Em nome da praticidade do dia a dia, eu congelo em forminhas de gelo, na medida de uma xícara (240ml) e quando o líquido solidifica, eu passo os cubinhos para um plástico para ocupar menos espaço no freezer. Dependendo do que for cozinhar na semana, também armazeno um pouco do caldo na própria geladeira, e ele dura até uma semana lá!
Experimentem e sintam a diferença!
E depois me contem, pois adoro saber das aventuras culinárias dos outros! ;)
Excelente semana a todos!
Namaste.
Vou testar sua receita quando acabar o que tenho congelado em casa! Adorei! Bom pra fazer risotinhos! hehe :)
ResponderExcluirTati, testa e me diz... mas o caldo também não tem uma receita exata, né?! É mais uma diretriz mesmo.
ExcluirBjinho querida