segunda-feira, 30 de junho de 2014

Glúten ou não glúten? Eis a questão...

De uns tempos pra cá muito tem se falado a respeito desta questão da doença celíaca e da intolerância não celíaca ao glúten. Então eu resolvi pesquisar a respeito.

Comecei comprando o livro: "O Perigo do Glúten - Descubra como ele afeta a sua saúde e previna-se contra os seus efeitos" do Dr. James Braly e de Don Hoggan. 


Após o início da leitura, decidi fazer uma experiência prática e passar um mês sem ingerí-lo. Estou adorando!

*Sinto-me muito mais disposta. - Sempre fui aquela pessoa que entre as 15 e as 18hs eu ficava me "arrastando" para conseguir fazer as coisas, sabe!
*Aquele mal estar e barriga inchada após a refeição, que muitas fezes nos faz abrir o primeiro botão da calça, desapareceram.
*A produção de gases diminuiu significativamente!

Além da melhora física, estou descobrindo um novo universo na hora de fazer meus pães e bolos. A variedade de farinhas que se pode utilizar, a alquimia nas proporções dessas misturas, e o resultado no sabor dessa infinidade de combinações é muito rica!

Essa semana, saíram duas publicações na grande mídia com esse tema. A Super Interessante aborda a questão mais pela ótica da doença e a Istoé pela vertente da dieta estética, mas ambas tem seus pontos interessantes. Do meu ponto de vista a Super Interessante consegue sair um pouco mais da superfície da questão. Mas com certeza vale a leitura!


Para quem tem o interesse em se aprofundar mais nessa questão, segue a indicação de bibliografia:

Boa leitura! ;)

4 comentários:

  1. Adorei! Acabei de ganhar um incentivo a mais pra fazer o teste! :)

    ResponderExcluir
  2. Esse assunto começou a me interessar! Apesar de achar uma grande mudança e não sei muito se dará certo, talvez seja a hora de experiementar....legal a dica dos livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Laurinha!
      Informe-se e programe-se...
      Bjo grande!

      Excluir